Intervenção Psicológica em Contextos Escolares
«Educar é culturalizar e a cultura como um todo é um produto social»
Construir o Futuro

Quem faz o quê ?
Destinado aos estudantes do 1º ciclo do ensino básico, o programa procura mobilizar a curiosidade própria desta fase do desenvolvimento, através da observação e da interação com as figuras-chave e contextos de vida mais importantes para as crianças, tendo em vista a aquisição de informações relevantes e a aprendizagem de estratégias de desempenho de papéis atuais e futuros.
O programa está organizado em quatro módulos:
-
“Quem faz o quê na escola?”
-
“Quem faz o quê na família?”
-
“Quem faz o quê na comunidade?”
-
“Quem faz o quê nas profissões?”.
Trata-se de um instrumento muito útil para professores e diretores de turma.
O Programa QUEM FAZ O QUÊ? é constituído pelo seguinte material: Manual Técnico; Manual “Quem Faz o Quê?”; Caderno com Fichas de Trabalho; Acetatos.

Ser estudante
Destinado especialmente aos estudantes do 2º ciclo do ensino básico, o programa centra-se no contexto escolar e no papel de estudante, tendo em consideração as principais dificuldades identificadas nas escolas portuguesas.
Tem como objetivo motivar e preparar os jovens para o desempenho desse papel, valorizando a sua importância e significado no desenvolvimento pessoal, presente e futuro.
Está organizado em três módulos:
-
“Organizar o estudo”
-
“Aprender a aprender”
-
“Viver na escola”
Trata-se de um instrumento muito útil para professores e diretores de turma, bem como para o desenvolvimento de programas de estudo acompanhado.
O Programa SER ESTUDANTE é constituído pelo seguinte material: Manual Técnico; Manual “Ser Estudante”; Caderno com Fichas de Trabalho.

Descobrir caminhos

Lançar projetos
Destinado aos estudantes do 3º ciclo do ensino básico, com especial incidência no 9º ano de escolaridade, o programa centra-se no processo de construção do autoconceito e a sua importância na interpretação das experiências pessoais e nos planos para o futuro.
Permite a exploração e contextualização das oportunidades, sensibilizando e preparando os estudantes para a definição de projetos vocacionais, em particular na transição para um novo ciclo de estudos ou para o mundo do trabalho.
Está organizado em três módulos:
-
“Explorar oportunidades”
-
“Aprender a conhecer-se”
-
“Escolher um rumo”
Este programa pressupõe a recolha de informação através de testes de interesses profissionais como, por exemplo, o IPP.
O Programa DESCOBRIR CAMINHOS é constituído pelo seguinte material: Manual Técnico; Manual “Descobrir Caminhos”; Caderno com Fichas de Trabalho; Acetatos.
Destinado especialmente aos estudantes do ensino secundário, com especial relevância para os alunos do 12º ano, o programa centra-se na exploração das áreas de atividade mais diretamente relacionadas com o percurso educativo escolhido no final da escolaridade obrigatória, no aprofundamento do conhecimento de si próprio e no desenvolvimento da adaptabilidade e de competências importantes para a transição para o mundo do trabalho, para o ensino superior ou para a formação profissional.
Está organizado em três módulos:
-
“Exploração e otimização de oportunidades”
-
“Autoconceito e projetos vocacionais”
-
“Adaptabilidade vocacional e transição”
Este programa pressupõe a recolha de informação através de testes de interesses profissionais como, por exemplo, o IPP.
O Programa LANÇAR PROJETOS é constituído pelo seguinte material: Manual Técnico; Manual “Lançar Projetos”; Caderno com Fichas de Trabalho; Acetatos.