Intervenção Psicológica em Contextos Escolares
«Educar é culturalizar e a cultura como um todo é um produto social»
Lei de Bases do Sistema Educativo
A primeira lei de bases do sistema educativo publicada no Diário da República foi publicada em 1986. Esta lei define o quadro global do sistema educativo, definindo o mesmo. Nos princípios gerais identificados no documento referente ao decreto-lei 46/86 pode-se observar que é estabelecido o direito de todos os portugueses à educação e atribuído ao Estado a responsabilidade de garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso à escola. Neste documento, a organização do sistema educativo encontrava-se estruturada em educação pré-escolar, educação escolar e educação extra-escolar.
Ao longo dos anos registam-se novas leis sobre o sistema educativo (decreto-lei 115/97, decreto-lei 49/2005, decreto-lei 85/2009 e por fim o decreto-lei 176/2012). Este último documento refere o aumento da escolaridade obrigatória (das crianças e jovens entre os 6 e 18 anos) que foi estabelecido como lei em 2009. São também abordadas medidas preventivas do insucesso e abandono escolar.
Bibliografia:
-
Direção-Geral da Educação (DGE). (s.d.). Lei de Bases do Sistema Educativo. Obtido em 26 de Fevereiro de 2015, de Direção-Geral da Educação (DGE): http://www.dgidc.min-edu.pt/index.php?s=directorio&pid=329