top of page

Sabia que...

 

 

Cafézinho, cigarrinho. Utentes vagueiam pelos corredores. Circulam sós. Esperam. Mais uma passa. Terapias que apelam aos sentidos. Rotinas que os puxam para a realidade. É a vida que se repete num hospital psiquiátrico. Do mundo exterior, chega um actor que procura a sua personagem para uma peça de teatro, submergindo no mundo interior dos esquizofrénicos.

01|

PÁRA-ME DE REPENTE O PENSAMENTO

As perturbações de saúde mental são as doenças com mais impacto na qualidade de vida de crianças e adolescentes, mas é o problema de saúde com menor resposta no país. A Grande Reportagem SIC acompanha o percurso de uma família em busca de soluções. De Miriam Alves, José Silva e Marco Carrasqueira, com grafismo de Marta Coelho e produção de Diana Matias, eis o "Labirinto de Soraia".

O LABIRINTO DE SORAIA

02|

Carlos abriu os olhos naquela segunda-feira e era o único que não estava louco. Percorreu os corredores da ala psiquiátrica do Hospital Egas Moniz e tentou explicar aos médicos que tudo não passava de um engano. Que nunca deixara de ser o informático, que fazia jogos para grandes empresas europeias. Naquele dia, como nos meses seguintes, ouviu invariavelmente o que não queria: "Uma das características da sua psicopatologia é não ter noção do seu problema. Precisa ficar aqui para se tratar".         

03|

INTERNAMENTO COMPULSIVO

Após passar algum tempo internado numa clinica psiquiátrica devido a problemas emocionais que quase lhe destruíram a vida, Pat pretende começar tudo de novo e remediar os erros do passado. Assim, ao mesmo tempo que decide voltar para casa dos pais para tentar uma reaproximação, vai fazer de tudo para se reconciliar com Nikki, a ex-mulher. Porém, os seus planos caem por terra no momento em que conhece Tiffany, uma rapariga problemática que luta contra os seus próprios demónios e se esforça por superar a recente morte do companheiro. Assim, duas almas torturadas e com pouca esperança no futuro acabam por se tornar na inspiração que necessitavam e, ao reencontrar o caminho, retomam o gosto pela vida.    

GUIA PARA UM FINAL FELIZ

04|

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro. Este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou sócio-económicas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde.

 

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

05|

bottom of page