Saúde Mental Comunitária
Um olhar sobre a Psicologia Comunitária
Concetualização
PERSPETIVA ECOLÓGICA
01|
TEORIA DA CRISE
02|
ABORDAGEM CONCETUAL
03|
Paradigma científico e conjunto de valores, partindo do pressuposto de que o ambiente tem um impacto significativo no comportamento humano.
Apela para a oportunidade e relevância da intervenção que se pode situar nos distintos níveis dos processos de confrontação e das situações problema.
O termo Psicologia Comunitária abrange as investigações que se vêm realizando na Psicologia Social Aplicada às Comunidades, o Movimento de Saúde Mental Comunitário, a Psicologia do Desenvolvimento Comunitário e o Movimento de Acção Comunitária na América Latina.
04|
SUPORTE SOCIAL
Para a Psicologia Comunitária, a área do suporte social com maior relevância tem a ver com os indivíduos em situação de isolamento, que não façam parte de nenhuma rede social e, por esse facto, estejam extremamente vulneráveis.
05|
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
A TGS é composta por conceitos que surgem da fisiologia (homeostasia), da cibernética (feedback) e da biologia (sistema), entre outras (Nichols & Schwartz, 1998). Assim, a definição de sistema nasce na década de 50, na sequência da reflexão de Von Bertalanffy sobre a possibilidade de aplicar as leis dos organismos biológicos a outros domínios, nomeadamente à mente humana e desta até à ecosfera global (Nichols & Schwartz, 1998). Este acaba por fazer extrapolações das suas observações do sistema endócrino para os sistemas sociais (Nichols & Schwartz, 1998).